Ana Paula Pedroso Fernandes

Ana Paula Pedroso Fernandes é, atualmente, professora de Francês do ensino básico e secundário. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Francês e Alemão (1984) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a classificação de 16 valores, e em Línguas Literaturas e Culturas, variante Português e Espanhol (2011) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a classificação de 17 valores, em 2013 completou o Mestrado em Ensino com a defesa do relatório de Prática de Ensino Supervisionada,  pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a classificação de 17 valores. Completou ainda o Mestrado em Literatura Francesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1989), com uma tese subordinada ao título «La ritualisation du sacré dans le théâtre de Jean Genet», orientada pelo Professor Doutor Urbano Tavares Rodrigues, com a classificação de Muito Bom. Em 2007realizou um estágio integrado em ensino, com a classificação de 16,5 valores. É doutorada em Literatura Francesa do século XVIII pela Universidade Católica Portuguesa (2000), com uma tese subordinada ao título: «Le Voyage autour du monde de Bougainville: un regard curieux de l’Autre», orientada pela Professora Doutora Kelly Basílio, com a classificação de magna cum laude.

Foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia de 2008 a 2012, com o projeto de investigação: «A visão de Portugal pelos Franceses no século XVIII» e dirigiu uma linha de investigação com o título: «A Visão de Portugal por estrangeiros», que teve a colaboração de colegas de universidades nacionais e internacionais. Tem concentrado as suas investigações e participações em colóquios nacionais e internacionais na literatura francesa do século XVIII, e mais especificamente na literatura de viagens. Tem várias publicações em revistas nacionais e internacionais.

De 1993 a 2006 foi professora de Literatura Francesa, Francês e Cultura Francesa na Universidade Católica Portuguesa (Viseu); de 1992 a 1993 foi assistente de Literatura Francesa e de Introdução aos Estudos Literários na Universidade do Algarve; e de 1990 a 1992 foi assistente Literatura Francesa e de Francês Funcional na Universidade de Évora.